quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Acção defensiva do Sporting


 Inicio do Processo defensivo:

Depois de um lançamento para as costas da defesa, Polga realiza um corte defeituoso e a bola acaba nos pés de Abel. Este ataca a bola com pouca agressividade e perde a bola. De seguida, Carriço pode matar o lance e demonstra, de novo, falta de agressividade. Enquanto isso, Evaldo dá três metros de distância ao seu adversário directo.


Erros:
- Incapacidade em bolas aéreas para as costas da defesa (Polga);
- Défice de agressividade (Abel, Carriço);
- Mau posicionamento defensivo (Evaldo)


Cruzamento Lateral:

Depois de dois passes a primeiro toque (sem qualquer interferência defensiva do Sporting), a Naval consegue abrir o jogo e ganha espaço para um cruzamento. Todo o processo atacante da Naval foi desenvolvido sem que qualquer elemento defensivo do Sporting se aproximasse mais de 2 metros. No momento do cruzamento estão dois jogadores navalistas sem qualquer oposição leonina: três atletas do Sporting preocupam-se apenas com o portador da bola.

 
Erros:

- Tempo de pressão no adversário demasiado tardio (Evaldo, Pedro Mendes);
- Mau posicionamento defensivo (Polga, Carriço, Abel);


Finalização do adversário:

Efectuado o cruzamento, a bola sobrevoa Carriço e Polga, que só aí dão conta de um jogador sozinho nas suas costas. Abel largou o seu adversário directo e ainda tentou evitar o golo, mas já foi tarde.

 
Erros:

- Mau posicionamento defensivo (Carriço, Polga)
- Incapacidade de reacção (Carriço, Polga)

Veja (ou reveja) o lance aqui (2:33)

2 comentários:

  1. Muito interessante cláudio. Continua com este tipo de posts. É importante verificar que na maioria dos lances que referes os jogadores encontram-se bastante (demasiado) distantes uns dos outros: isto acontece porque o sector defensivo do Sporting joga demasiado recuado (falta de confiança e de capacidade de jogar mais subida?) e, por isso, encontram-se longe dos médios defensivos, que por sua vez estão também longe dos avançados (quando não joga Valdes).

    Com tanta distância e afastamento entre sectores, não há fio de jogo, abusa-se do passe longo (porque não se tem nenhum companheiro perto em boas condições/a dar uma boa linha de passe) e dá-se invariavelmente demasiado espaço ao adversário ou, como tu referes, o tempo de pressão no adversário foi demasiado tardio.

    SL

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo!

    Sim, realmente um dos problemas deste Sporting é a dificuldade em transpostar a bola para o ataque. Valdes tem sido importante nesse aspecto, contudo e incrivelmente, tem sido aposta contínua a extremo-esquerdo.

    De qualquer das formas, e em jeito de conclusão, o Sporting necessita de um playmaker de classe (Valdes)

    ResponderExcluir